Biografia Musical

 
           "Vida e música se fundem na minha história de tal modo que se torna impossível, para mim, separá-las". 

Gandhi Martinez é compositor e pianista. Iniciou seus estudos de piano ainda na infância quando morava com sua família na cidade de São Paulo e já na adolescência começou a tocar na noite paulistana com seu pai. Neste período estudou com diversos professores de música e piano na cidade de São Paulo, dentre eles pode-se destacar: Mara Gândara (piano erudito), Halley Flamarion (piano popular), Norberto Wally (piano popular e harmonia). Também teve uma rápida passagem pelo renomado Conservatório Souza Lima, onde teve um contato inicial com o Jazz e a improvisação.

Aos 22 anos se muda para Santa Catarina e dá início à sua formação acadêmica.  É graduado em Música (UNIVALI - Itajaí) e Mestre em Interpretação e Composição Musical (UDESC - Florianópolis). Teve a oportunidade de fazer aulas e workshops com referências musicais como Hermeto Pascoal, Guinga, André Marques, André Mehmari, Nelson Ayres, Arismar do Espírito Santo, Fábio Torres, Laércio de Freitas, Marco Pereira, Alegre Correia, Alexandra Torrens, Turi Collura entre tantos outros. Já se envolveu com diversos projetos musicais, desde grupos de Jazz até duos e trios de música brasileira, principalmente de Choro e Bossa Nova.

Lançou no início de 2015 seu primeiro disco totalmente autoral de música instrumental intitulado Em meio Há tudo e que contou com a participação de diversos músicos influentes no cenário musical de SC. Com este trabalho Gandhi figurou na lista dos 21 melhores instrumentistas do Brasil em 2015 segundo o crítico musical e jornalista Ed Félix do site www.embrulhador.com. Em 2016 gravou um belo DVD no mirante do Parque Unipraias em Balneário Camboriú com as músicas deste CD, porém com uma concepção diferente dos arranjos. Também em 2016 lançou um DVD intitulado DUO Martinez com canções feitas em parceria com seu pai. Todos esses trabalhos foram gravados em parceria com o premiado estúdio Café Maestro.

Em 2018 Lançou o Álbum BRasilComZZê com o Gandhi Martinez QUINTETO também com suas composições instrumentais.

Trabalhos atuais

Atualmente reside em Florianópolis e trabalha com três projetos musicais diferentes, Piano Bar (piano solo), Gandhi Martinez TRIO (projeto de jazz) e com o Gandhi Martinez Quinteto (música instrumental autoral).

Com seu trabalho no estilo Piano Bar, Gandhi sustenta um repertório bastante abrangente, que vai da Bossa Nova, MPB e Choro até o Jazz, música Latina, releituras de clássicos da música erudita e World Music. Já foi pianista residente do renomado restaurante Number Seven e do Gerhard 420 (ambos em Balneário Camboriú - 2016). Foi pianista residente do bar Santo Trago (projeto Quinta Piano Bar), localizado dentro do hotel Novotel (Florianópolis 2017-2018). Atualmente é pianista do restaurante Positano, localizado no resort Il Campanário em Jurerê Internacional e do Costão do Santinho. Também apresentou este trabalho na Casa di Piero, Meat Shop, Passeio San Miguel, Delfino 146, JazzINN e em diversas degustações de vinho, eventos sociais, formaturas, congressos, casamentos e festas de bodas.

Com seu trabalho com o Gandhi Martinez QUINTETO, o músico apresenta composições inéditas que estão presentes no Álbum BRasilComZZê. O time de músicos que formam o quinteto é formado por Guilherme Ledoux (bateria e percussão), Juamp Carranza (baixo acústico), Matheus Moresco (vibrafone e percussão) e Sebastiàn Cavallaro (sax alto). O tempero e a essência da música brasileira são elementos muito evidentes neste trabalho, há um diálogo entre o choro, o jazz, a bossa nova, e também com o frevo, salsa e a música erudita. O quinteto vêm construindo uma identidade poética cada vez mais marcante e inconfundível. O quinteto já se apresentou no palco principal do Jurerê Jazz Festival 2018, Floripa Instrumental (2018), Itajazz (Itajaí - 2017), Inconsciente Coletivo (Joinville - 2017), Garagem 2020 e Toucinho Convida (Florianópolis - 2017). Fizeram o show de lançamento do CD no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC (2018).

Com o projeto Gandhi Martinez TRIO/QUARTETO, Gandhi apresenta um repertório mais voltado ao Jazz e música brasileira. A formação pode ser adequada ao evento: conta com piano, sax alto, trompete, baixo acústico, guitarra, violão, bateria, vocal e bandolim que podem estar juntos ou não, depende da necessidade do evento. Neste trabalho o grupo interpreta standards, releituras jazzísticas de músicas brasileiras, latinas e de clássicos da música internacional. Com este trabalho já se apresentou no JazzINN, Tralharia, Delfino 146, Number Seven e em eventos e festas particulares.

 

Outras atividades e informações

 

Em 2018 concluiu seu Mestrado em Interpretação e Composição Musical na Udesc e aprovou um projeto para gravar as composições feitas no mestrado. Este trabalho será lançado em 2019.

Em 2018 foi Curador do Festival da Canção de Balneário Camboriú.

Em janeiro de 2017 se apresentou ao lado da cantora Jade Baraldo (The Voice Brasil) e Chico César no Jai Club em São Paulo.

Compôs a trilha sonora da peça teatral Seção 9 (2016) da Diretora Melize Zanoni que ficou em cartaz durante duas temporadas no Teatro Bruno Nitz (Balneário Camboriú).

A música Lembranças, de autoria de Gandhi Martinez, foi regravada pelo compositor Rodrigo Suave em seu CD Traçado Bem Brasileiro (2016), que tem a participação grandes nomes da música instrumental brasileira como Alessandro Panezzi (violão 7 cordas), Alexandre Ribeiro (clarinete) e Bruno Moritz (arranjos e acordeon). Gandhi também participou fazendo a gravação do piano em duas faixas deste CD. Outras gravações que participou: CD Cantábile (2015) do violonista Thales Nunes (Balneário Camboriú) e CD Cansei de Esperar (2016) do compositor Marquinhos da Lagoa (Florianópolis).

Sua música Tenha dó criançada foi classificada em dois importantes festivais de música da região e premiada no Festival de Talentos da UNIVALI em 2015 na categoria Composição. 

Em agosto de 2015 participou do 1º Festival de Música de Balneário Camboriú fazendo a abertura do show principal de Alessandro Penezzi, Bruno Moritz e Vina Lacerda. O show foi realizado no Teatro Múnicipal Bruno Nitz e representou um marco para a cultura musical da cidade.

 

 

© 2018 por GANDHI MARTINEZ.